Faculdade 2 de Julho

A Faculdade 2 de Julho foi criada no alvorecer do novo milênio, precisamente no ano 2000, fiel a filosofia e a missão que lhe deu a credibilidade no cenário educacional da Bahia, desde 1927, através do Colégio 2 de Julho.

É mantida pela Fundação 2 de Julho, instituição sem fins econômicos, onde inexistem sócios e divisão de lucros, onde a receita e, em sua totalidade, reinvestida em equipamentos, laboratórios, melhoria da infra-estrutura, biblioteca, corpo docente experiente e de elevada titulação acadêmica, na avaliação institucional e no projeto político pedagógico diferenciado, sempre comprometido com a conquista da qualidade e da excelência.

A educação que a Faculdade se propõe desenvolver é concebida em dimensão universal, pautada em princípios éticos, humanistas e iluminada por uma visão reflexiva frente ao mundo e a vida.

A Faculdade é gerida por órgãos executivos e normativos. Na linha de execução está a Diretoria Geral que inclui a Diretoria Acadêmica, a Diretoria de Administração e Finanças, a Coordenação Pedagógica, a Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, a Secretaria Acadêmica, a Biblioteca e o Centro de Informática. Entre os órgãos Normativos destacam-se o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE e os Colegiados de Curso.

Seguindo a tradição da Instituição 2 de Julho em formar cidadãos conscientes e críticos, pautados na ética e no respeito intransigente aos Direitos Humanos, a Faculdade está implantando o Centro Jaime Wright de Estudos, Pesquisa e Documentação em Direitos Humanos (CNEDHU), uma iniciativa inédita em todo o Brasil e que pretende reunir no campus da instituição, no Solar Conde dos Arcos, todo o material existente no país sobre o assunto, a partir também do acervo completo das obras do jurista Josaphat Marinho e do pastor Jaime Wright, criador do projeto “Brasil, Nunca Mais” e uma das mais importantes personalidades para a nacionalização do Colégio 2 de Julho.

No momento, já está em funcionamento, com acesso gratuito à população, o Memorial Josaphat Marinho, que tem um acervo composto de aproximadamente 40 mil documentos e objetos do jurista, considerado um dos mais expressivos nomes do cenário político e jurídico nacional, até hoje considerado como referência de liderança, lealdade, respeito e ética. No local foi montado, com móveis e objetos pessoais de Josaphat Marinho, uma réplica do seu antigo escritório de trabalho, com um acervo que reúne livros, manuscritos, recortes de jornais e revistas, processos, diplomas, troféus, medalhas e fotografias, entre outros documentos.

Ainda nesta linha de identidade e proximidade com a justiça social e a promoção da paz, foi instituída pelo Conselho de Curadores da Fundação 2 de Julho, por proposta da Faculdade 2 de Julho, em 2005, a Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos com o objetivo de criar um fórum de debates em torno de tão importante tema, envolvendo ilustres pessoas de todo o país que estejam comprometidas com a criação de uma sociedade onde se viva em Solidariedade e Paz. Ao final de cada Conferência, acontece a entrega do Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos, a ser conferido para pessoas e entidades que mereçam destaque por suas atividades, tendo contribuído significativamente para a sociedade brasileira na difusão destes valores. Todo o histórico do evento pode ser conferido no link http://www.f2j.edu.br/jaime/

Visão

Ser um marco na história da educação da cidade, do estado e do país, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional, através da oferta de ensino superior nas diferentes áreas do conhecimento, integrado à pesquisa e à extensão, primando pela formação profissional e, sobretudo, humana dos educandos.

Missão

  • Formar cidadãos éticos e profissionais competentes, capazes de investigar a realidade e de interagir com os demais setores da sociedade, conscientes da responsabilidade social de sua prática profissional.
  • Estimular a produção do conhecimento e o crescimento do espírito científico voltados para o desenvolvimento social, para a manutenção da integridade individual, do meio ambiente e do respeito aos Direitos Humanos.
  • Sintetizando, a Faculdade 2 de Julho está comprometida em constituir-se como uma instituição livre e democrática, produtora do saber, capaz de, por intermédio de seu corpo docente e discente, disseminar princípios cristãos, éticos e sociais, preservando a cultura e a história do Homem.

Objetivos

  • Colocar a formação integral do ser, na construção plena da cidadania, de acordo com os princípios cristãos de liberdade e responsabilidade;
  • Formar cidadãos éticos, líderes, empreendedores nas mais diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Apoiar, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento harmônico e integrado da comunidade com vistas ao bem-estar social, econômico, político e espiritual;
  • Ofertar o ensino superior em todas as áreas do conhecimento, comprometido com os princípios éticos, a qualidade e a excelência, e focado no aprendizado dos seus alunos;
  • Promover a pesquisa científica visando ao fortalecimento das atividades de ensino, ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, à criação e difusão da cultura;
  • Participar do esforço de desenvolvimento do país, articulando-se com os poderes públicos e com a sociedade para o estudo de problemas internacionais, regionais e locais
  • Constituir-se em uma instituição aberta à comunidade, livre e democrática, como centro de preservação do saber, da cultura e da história humana.

Sobre Leo Baiano

Leo Baiano trabalha com desenvolvimento web há 16 anos, começou a trabalhar com WordPress em 2007 e não parou nunca mais, foi amor a primeira vista! Atualmente é programador senior na Master Juris e contribui com a comunidade WP através do desenvolvimento de plugins gratuitos, com patch para o Core, nas traduções da documentação e novas versões do WordPress, administrando o fórum oficial e ajudando pessoas em listas de discussão e grupos do Facebook. Nas horas vagas gosta de brincar, jogar vídeo game e conhecer pessoas, quer tc?