WordPress: segurança e plugins

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e de código aberto, amplamente utilizado para construir blogs, sites ou lojas de e-commerce. A funcionalidade de todo CMS é totalmente dependente de PHP, uma linguagem de script do lado do servidor e de banco de dados MySQL.

Sendo um CMS muito popular, hackers e invasores frequentemente têm como alvos sites que são construídos em WordPress. Se você desenvolveu (ou pretende desenvolver) seu site usando WordPress, então é altamente recomendado que você se preocupe com a segurança da sua instalação usando certos plugins de segurança. Neste palestra vamos ver alguns plugins do WordPress que irão:

• Proteger a sua instalação de eventuais Distributed Denial of Service (DDoS) e técnicas de quebra de senhas por Brute Force e ataques de dicionário. Bloquear automaticamente endereços IP maliciosos, agentes de usuário, referências, cabeçalhos HTTP ruins e seqüências de consultas.
• Verificar a sua instalação, bem como banco de dados de códigos maliciosos.
• Acompanhar várias listas negras de spam e bancos de dados, e imediatamente alertar o usuário quando o site for colocado na lista negra por qualquer um deles.
• Fazer backup automático do seu blog ou site e acelerar a velocidade geral, agindo como um Content Delivery Network (CDN) para todo o seu conteúdo hospedado.
• Permitir visualizar o tráfego de seu blog em tempo real, além de implementar autenticação de dois fatores do sistema, agendar verificação de malware, bloquear acesso a todo um país ou a uma faixa de IP Esta palestra pode ser considerada muito útil para iniciantes WordPress, bem como para usuários de nível intermediário.

Sobre Leo Baiano

Leo Baiano trabalha com desenvolvimento web há 16 anos, começou a trabalhar com WordPress em 2007 e não parou nunca mais, foi amor a primeira vista! Atualmente é programador senior na Master Juris e contribui com a comunidade WP através do desenvolvimento de plugins gratuitos, com patch para o Core, nas traduções da documentação e novas versões do WordPress, administrando o fórum oficial e ajudando pessoas em listas de discussão e grupos do Facebook. Nas horas vagas gosta de brincar, jogar vídeo game e conhecer pessoas, quer tc?