Tecnologia à favor da Divulgação da Alfabetização Científica em escolas públicas do estado do Amazonas

A apresentação consistirá na eficiência da plataforma WordPress em administrar, controlar e divulgar as produções científicas de projetos do Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, assumindo papel de mediador entre o conteúdo científico e a sociedade através do site do PCE.

O Programa Ciência na Escola é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, que envolve professores e alunos de escolas públicas do estado do Amazonas, tem como principal objetivo, despertar a vocação científica de estudantes ainda na educação básica, o fato de ser pioneiro na produção científica dentro do espaço escolar, faz com que a necessidade da divulgação seja ainda maior. Como toda pesquisa, os projetos do PCE precisam ser divulgadas e compartilhadas com toda a sociedade amazonense, são ao todo 400 projetos no estado do Amazonas, sendo 200 somente na capita do estado, Manaus, e o principal meio da divulgação é através da internet. Segundo Lievrouw (1992) o conhecimento científico não chega em sua plenitude se não o público e o considera em três etapas: a criação do conhecimento, a documentação e por ultimo a popularização.

A inserção do WordPress no PCE atingiu o que Lievrou entendia como popularização da ciência, através da plataforma, os conhecimentos adquirido pelos professores e alunos cientistas do programa eram adaptados à uma linguagem informal de maneira compreensiva ao público leitor, tarefa esta que era executada pelos jornalistas do programa, e assim sendo arquivadas e divulgadas através do site d PCE. É fato que ciência e tecnologia andam de mãos dadas e que ambas se complementam, diante disto, os resultados deste estudo comprovado em acessos ao site nos mostram que é possível utilizarmos cada vez mais plataformas como principal auxílio à educação e a popularização da ciência.