O essencial para um bom desempenho do seu projeto em WordPress

O objetivo da palestra é fazer com que os desenvolvedores passem a se preocupar mais com o desempenho dos seus projetos, para que os usuários tenham uma experiência muito melhor e mais satisfatória. Apresentando truques, dicas e ferramentas, será uma palestra sobre o básico e essencial, para ser usado em todos os projetos em wordpress, para que mantenham uma boa performance / desempenho.

Será feita a justificativa para o uso de todas as implementações. Começando pelo front-end, falando um pouco sobre semântica; separação das camadas (estrutura, estilo e comportamento); como o gruntJS pode te ajudar na melhora do desempenho e quais as vantagens em usar requisições Ajax.

Em seguida, será falado sobre o desenvolvimento do tema, em sí, para o wordpress, onde veremos como organizar a sua estrutura de arquivos, seguindo os padrões da hierarquia e se preocupando com a não-duplicidade de módulos; como limpar, rapidamente, tudo o que for desnecessário ao tema, que vem como padrão de funções do wordpress; como enfileirar estilos e scripts corretamente; sobre o uso da Transients API do wordpress; W3 Total Cache; consultas ao codex, antes de optar por qualquer plugin e os problemas de desempenho criados pelo uso desnecessário de plugins.

Após isso, serão abordadas algumas configurações importantes para o htaccess do seu wordpress, sobre compressão de arquivos; remoção de eTag; controle de cache via expires headers; concatenação de arquivos e persistent connections. Não deixando de falar, brevemente, sobre as formas de testar o desempenho do projeto de forma correta, utilizando os dispositivos e as ferramentas corretas.

Ao final, será indicado itens chaves, que serão de extrema importância para que os desenvolvedores pesquisem, caso não conheçam. Ferramentas interessantes e úteis para que o desempenho do site seja AINDA MELHOR.