Saiba porque você deveria estimular e/ ou financiar seus funcionários a participarem do WordCamp Salvador

Esse post é para você, empresário baiano, que tem sua agência digital e diariamente vende soluções web que utilizam o WordPress como gerenciador de conteúdo. Sendo um pouco mais direto, é para você que tem uma empresa e vende sites desenvolvidos com WordPress. Seus funcionários vão participar do WordCamp Salvador?

Neste post pretendo mostrar porque você deveria estimular e quem sabe até financiar a participação dos seus funcionários no WordCamp Salvador.

1 – Trazer para empresa o que há de mais novo na área

Na hora de vender um projeto costumamos falar que este será desenvolvido com tecnologia de ponta, que temos uma equipe diversificada e que está sempre por dentro do que há de mais novo e “legal” no mercado. Será que isso é verdade? A maioria das técnicas utilizadas no passado ainda funcionam, mas estão defasadas porque evoluímos e encontramos uma técnica mais eficaz. Não seria bacana alinhar o discurso de venda com a realidade do projeto?

No WordCamp os participantes terão a oportunidade de assistir palestras sobre o que há de novo no mercado. Poderão trocar idéias com outras pessoas que trabalham e estão diariamente pesquisando e se atualizando. Ao participar do evento seus funcionários vão clarear as ideias e isso certamente trará retornos positivos para sua empresa e consequentemente para seus clientes.

2 – Dar aos funcionários a possibilidade de aprender novas formas de trabalhar e solucionar problemas

Com certeza seus técnicos estão fazendo um bom trabalho e ajudando a empresa a solucionar os problemas dos clientes. Porém sabemos que na grande maioria dos casos um problema pode ser solucionado de várias formas, será que a solução que seus técnicos estão utilizando é a melhor? Será que não teria uma forma de otimizar os processos e diminuir o prazo de entrega? Será que não existe uma forma de melhorar a performance?

São muitos “serás” né? No WordCamp Salvador teremos palestrantes e participantes vindos de diversas cidades do Brasil, temos até um argentino palestrando :D, cada uma dessas pessoas tem uma história, tem uma experiência, para compartilhar e certamente passam ou já passaram pelos mesmos problemas que estamos envolvidos diariamente. Certamente será interessante conversar com essas pessoas, conhecer as soluções encontradas e os motivos que os levaram a elas.

3 – Network: conhecer pessoas que também trabalham e amam WordPress

Quem não gosta de conhecer novas pessoas? Tá, tem gente que está contente com seu circulo de amizade e não tem interesse em conhecer mais ninguém, porém não estamos falando aqui da vida social e sim profissional e no mundo profissional o network é muito importante. No WordCamp Salvador seu funcionário vai conhecer muita gente interessante, muita gente com potencial e dispostas a ajuda-lo na hora do sufoco. Sem falar que volta e meia você pode precisar contratar um freelancer ou até um funcionário fixo, seus funcionários terão diversos nomes de pessoas que conheceram no WordCamp e que podem vir a se tornar um membro da equipe.

4 – Estimular a equipe a trocar experiências e compartilhar conhecimento com outras pessoas

Compartilhar o conhecimento é muito importante, porque não estimular os membros da sua equipe a fazerem isso? Não estamos mais em 1950, não precisa mais ter medo de compartilhar informação, estimule seus técnicos a conversar com pessoas da área sobre a forma como estão trabalhando, estimule a participar de eventos, a submeter palestras, isso é bacana para ele enquanto profissional e para a empresa que ganha visibilidade através dele.

Bom pessoal, se quiserem podemos falar mais sobre o assunto e iniciar uma discussão bacana. Sei que os 4 itens que listei se aplicam tranquilamente a qualquer outro evento, mas estou aqui pra falar de WordCamp né :D.

Sobre Leo Baiano

Leo Baiano trabalha com desenvolvimento web há 16 anos, começou a trabalhar com WordPress em 2007 e não parou nunca mais, foi amor a primeira vista! Atualmente é programador senior na Master Juris e contribui com a comunidade WP através do desenvolvimento de plugins gratuitos, com patch para o Core, nas traduções da documentação e novas versões do WordPress, administrando o fórum oficial e ajudando pessoas em listas de discussão e grupos do Facebook. Nas horas vagas gosta de brincar, jogar vídeo game e conhecer pessoas, quer tc?

2 thoughts on “Saiba porque você deveria estimular e/ ou financiar seus funcionários a participarem do WordCamp Salvador

  1. Isso aí Leo, pensando nisso que irei levar minha “equipe” para o evento. Como estamos começando de fato na área então pensei e sei que será a forma correta de começarmos, conhecer mais gente, aumentar nosso networking, enfim trocar boas experiências.

    1. É assim que se pensa Yuri, sei que a qualificação profissional é obrigação do técnico e não da empresa, mas como a empresa também se beneficia dessa qualificação não custa nada dar uma força de vez em quando né.

Os comentários estão fechados.